6 MESES DE MANDATO NA DIREÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ANCHIETA

por Câmara Anchieta publicado 01/07/2021 07h55, última modificação 01/07/2021 14h29

Neste 30 de junho encerrou o primeiro semestre do ano de 2021, também lembramos aqui os 180 dias do mandato na coordenação do Legislativo Municipal, realizaremos um destaque das ações importantes que foram colocadas em prática neste período.

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Anchieta é composta pelas seguintes vereadoras e vereador: Presidenta: Claudete Teresinha Junges, Vice-presidenta: Carla Marina Tremarin, Primeira-Secretária: Ione Teresinha Presotto e Segundo-secretário: Valdeci Luis Cella.

Destacamos neste informativo, ações importantes que foram desenvolvidas pela Câmara de Vereadores de Anchieta, como: a participação ativa nos eventos do município, informatização do processo legislativo, a economicidade de recursos e a divulgação das decisões.

1)    A Câmara de Vereadores participa de modo ativo da organização dos eventos do município:

a)    Elaboração e organização dos eventos da Semana do Município que aconteceu no mês de março;

b)    Contribuiu ativamente na construção de ações na Semana do Meio ambiente;

c)    Foi protagonista na construção do I Mova-se Anchieta - ação de envolvimento em esporte, saúde e alimentação das crianças e adolescentes;

d)    Está construindo em conjunto com o município um processo de orçamento Participativo – “Programa Governo Aberto – Anchieta é a gente quem faz”, para a elaboração das leis do orçamento.

2)    Neste período foi realizada e normatizada a Informatização do processo legislativo

A informatização consiste na admissão dos Projetos de Lei com entrada na casa legislativa assim que ingressam na casa. Antes a entrada do Projeto de Lei ocorria após a sessão.

Os projetos de lei são enviados aos vereadores por correio eletrônico e Whats App, com indicação da comissão que analisa o documento.

 Eliminamos papéis, os vereadores não recebem mais a cópia física das proposições e analisam nos seus dispositivos eletrônicos.

3)    Divulgação das decisões

A Câmara de Vereadores adotou o Facebook e o Instagram como órgãos de divulgação oficiais. São redes sociais acessadas pela população e as quais possibilitam a divulgação do trabalho realizado sem custos.

As sessões são realizadas na Quinta-feira de cada semana, na quarta-feira é divulgada a pauta da sessão e na sexta-feira as decisões tomadas. São divulgadas ainda as notícias dos mandatos, divulgação das biografias e ações dos vereadores.

A Câmara está adquirindo os equipamentos para realizar a transmissão das sessões, logo a população poderá acompanhar o trabalho do legislativo municipal de casa.

Realizamos pelo Facebook da Câmara 3 debates com temáticas importantes: “Como aumentar a imunidade em tempos de pandemia – atividades físicas e plantas medicinais”

“Plantas Comestíveis não convencionais”

“Lançamento do Programa Mova-se 2021 com dicas de atividades físicas e boa alimentação dos atletas”

 

4)    Economicidade de Recursos

  • A partir do início do ano de 2021 contratamos um funcionário a menos para assessorar os trabalhos no legislativo. Além disso, deixamos claro nosso posicionamento contrário ao pagamento de cursos de formação aos vereadores muito custosos, com diárias e viagens caras.
  • Foram disponibilizadas informações sobre cursos on-line de Iniciação Parlamento, de forma gratuita, aos vereadores para evitar custos com diárias, pagamento de inscrições e viagens. E assim, os recursos economizados serão transformados em obras necessárias no município.

5)    Outras ações importantes

a)    Habitação popular - os recursos economizados pela Câmara de Vereadores de Anchieta serão devolvidos ao Poder Executivo Municipal com a indicação que sejam utilizados para habitação popular, uma vez que é uma das grandes necessidades da população.

b)    Realização do “I Concurso de Biografias das Mulheres que fizeram e fazem a diferença na história de Anchieta” com grande participação dos estudantes e pessoas da comunidade.

c)    Programa Parlamento Jovem – está em andamento o concurso que visa ter uma Câmara de Vereadores composta por vereadores mirins, estudantes jovens dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Procuramos destacar as principais ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo Municipal nesta primeira metade do ano. Temos um extenso planejamento pela frente para contribuir no protagonismo de ações pautadas pelo desenvolvimento Municipal, de um município cada vez mais inclusivo e bom de viver.